O natal está chegando e o clima natalino já tomou conta de todas cidades! Mas há aquelas que se destacam lindamente nesse quesito. No Brasil, nossa maior representante é Gramado, no Rio Grade do Sul, com seu Natal Luz.
Este ano finalmente conhecemos a cidade gaúcha, bem no início da temporada do Natal Luz, e temos ótimas dicas para quem pretende passar o natal por lá.
COMO CHEGAR?
Gramado fica localizada na Serra Gaúcha, a aproximadamente 100 km de Porto Alegre. Resolvemos fazer o trajeto de carro, o qual já alugamos antecipadamente pelo site
Rent Cars. Ao chegar no aeroporto, só precisamos entregar nosso número de reserva e fazer o pagamento.
Há duas estradas que levam à cidade, uma mais rápida, pela cidade de Taquara, outra mais longa, cheia de curvas, mas mais charmosa, por Nova Petrópolis. Fizemos a rota mais rápida, pois tínhamos pouco tempo, mas na próxima vez iremos com mais calma parando nas cidades da rota mais bonita.
Como nosso voo chegou em Porto Alegre no fim da tarde, preferimos dormir uma noite por lá, e só no dia seguinte seguir viagem à Gramado. Diante das diversas curvas da estrada, e da neblina constante na região, sugiro evitar enfrentar a estrada à noite.
Se não quiser dirigir, existem ônibus que fazem o trajeto, saindo da cidade de Porto Alegre ou mesmo do aeroporto. Veja mais detalhes
aqui.
ONDE SE HOSPEDAR?
Gramado é uma cidade serrana cujo centro é bem pequeno, possibilitando que muita coisa seja feita à pé, exceto claro se seu grupo contar com crianças e idosos. Quanto mais no centro você se hospedar, menos você precisará do carro. Porém, algumas atrações fogem um pouco desse centrinho, e é o caso dos locais onde ocorrem os shows do Natal Luz.
Como a maioria das pessoas que vai à Gramado escolhe pelo carro alugado, é bom mante-lo durante sua estadia na cidade, nem que seja pouco utilizado. Nesse caso sempre verifique se seu hotel possui estacionamento próprio ou convênio com algum estacionamento da cidade.
No nosso caso, como estávamos em família, preferimos alugar um apartamento de dois quartos, o qual cabia tranquilamente 5 pessoas, que reservamos pelo
www.booking.com. A localização era perfeita, bem na rua coberta! Porém o estacionamento não era no local, mas a 400 metros, o que dificultou um pouco a logística. Há vários apartamentos no centro da cidade que são mantidos exclusivamente para hospedagem, e vale muito a pena dar uma pesquisada, seja no Booking ou no Air Bnb.
Para quem quer um hotel super central, com estacionamento, e preço razoável, indico o Prodigy Hotel Gramado. Porém, se você estiver de carro e não se incomodar em usa-lo todos os dias, não há tanta necessidade de ficar tão ao centro. Há vários hotéis belíssimos nas redondezas, com todo o charme das casas típicas da região, que se espelha na arquitetura alemã. Uma estadia mais intimista, com lareira, ambientes grandes e coloniais, também deve ser o máximo! Veja alguns exemplos de hospedagem nesse estilo neste
link. Outras opções que cogitei em minha viagem: Hotel Sky, Hotel Recanto da Serra, e alguns da rede Langheto.
|
Hotel Prodigy - Fonte: Expedia
|
Mas atenção aos preços! Na alta temporada os hotéis lotam bem rápido, e os preços sobem bastante. Reserve seu hotel com o máximo de antecedência possível.
O NATAL LUZ
O que fazer na cidade no Natal Luz? Se você vai visitar Gramado entre o início de novembro e meados de Janeiro, provavelmente sua visita será focada no Natal Luz, que domina a cidade neste período. Durante todo o dia há eventos natalinos em diversas partes da cidade, músicas e desfiles nas ruas, shows surpresa, feiras, o que nos faz sentir que estamos em uma espécie de terra mágica natalina! Todos os eventos oficiais, o calendário com datas e horários e descrição dos shows estão no site oficial do evento, veja
aqui.
Infelizmente tivemos poucos dias na cidade e não conseguimos ver tudo, mas vou falar um pouco dos eventos que participamos.
- O Grande Desfile de Natal: O clássico desfile natalino de Gramado, que ocorre na ExpoGramado, numa espécie de sambódromo natalino (ambiente coberto). Os carros temáticos vão passando um a um, com participantes exibindo fantasias belíssimas e ao som dos maiores hits natalinos que embalaram nossa infância! Impossível não se emocionar! É um show ótimo para crianças, mas o horário não é tão amigável para elas, pois começa as 21:30 e termina quase as 23h.
ATENÇÃO, os ingressos se esgotam rapidamente, portanto devem ser comprados com bastante antecedência. Pagamos 155 reais no ingresso adulto. Compre o seu
aqui.
- Show Reencontros de Natal: Esse show ocorre no Lago Joaquina Rita Bier, ao ar livre, e custa também 155 reais. Conta com fogos de artifício e show pirotécnico. Como o clima estava bem chuvoso durante nossa estadia, e estávamos com idosos no grupo, resolvemos não arriscar o show, infelizmente. Mas na próxima iremos com certeza!
|
Fonte: Site oficial |
- Show de acendimento das luzes: Evento gratuito que ocorre todos os dias às 20:30, no exterior do Palácio dos Festivais, em frente à entrada da Rua Coberta. Um show de aproximadamente 20 minutos termina com a chegada do papai noel e o acendimento das luzes da cidade. Muito legal, as crianças adoram!
- Vila de Natal: A praça das etnias se transforma em uma enorme vila natalina, com expositores locais, decoração impecável e shows natalinos para as crianças durante o dia todo!
- Parada de Natal: Outro evento gratuito que anima a cidade é um desfile natalino que ocorre todas as tardes, às 16h na Avenida Borges de Medeiros. Ótima opção pra quem preferiu não assistir ao Grande Desfile, pois é uma versão mais curta, gratuita e num horário mais amigável para as crianças.
|
Fonte: Site oficial |
- Natal pelo Mundo: Novo espetáculo que ocorre também na ExpoGramado, que conta a história de Sofia e a fantástica fábrica de natal. Os ingressos custam a partir de 170 reais (inteira). Infelizmente também não conseguimos ver o espetáculo, mas você pode saber mais sobre ele clicando
aqui.
|
Fonte: Site oficial |
Fora os eventos listados acima, nas proximidades da Rua Coberta há shows e exposições natalinas durante todo o dia, fazendo do passeio à pé pela região um programa por si só!
|
Coral de natal na Rua Coberta |
No próximo post contarei mais sobre as cidades de Gramado e Canela e suas atrações permanentes.
Bom, depois de toda essa demonstração do espírito natalino, só nos resta desejar a todos um Feliz Natal, e que nós possamos perceber a necessidade de tratar os outros com paz, amor, e bondade!
Por: Marcela Silva Bezerra
Marcadores: Brasil, Christmas, Gramado, Natal, Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha